PRF faz batedor e organiza o trânsito durante procissão de São Raimundo dos Mulundus, em Vargem Grande-MA

Todo ano, no dia 22 de agosto, uma multidão acompanha a imagem de São Raimundo, da Igreja Matriz até o povoado Paulica, na BR 222. Os festejos se encerram no próximo dia 31_



As imagens da procissão de São Raimundo dos Mulundus, em Vargem Grande, impressionam. O evento acontece todo ano, no dia 22 de agosto, no nordeste do estado do Maranhão, na Região conhecida como Baixo Parnaíba.


Nessa data, por volta das 6h da manhã, a imagem de São Raimundo sai da igreja matriz de São Sebastião, no Centro da cidade, e adentra a BR 222, por volta 7h, percorrendo cerca de três quilômetros da rodovia federal, que fica fechada pela Polícia Rodoviária Federal para o fluxo de veículos, só sendo liberada ao tráfego quando a procissão chega no Povoado Paulica. No final do dia acontece a volta da imagem e o procedimento se repete.


Um pouco de história

Raimundo era um jovem vaqueiro, dedicado à igreja, que teria morrido quando rezava próximo a uma carnaúba, no povoado Mulundus, no município de Vargem Grande.

A procissão era realizada da cidade para o povoado Mulundus. Desde algumas décadas, no entanto, passou a acontecer para o povoado Paulica, na BR 222. O evento está entre os maiores cortejos do Nordeste brasileiro.

Fonte: PRF

Um comentário:

  1. O PT em 13 anos e a "doença": cultural ou física:
    º
    3 “coisas” da Era Lula-dílmica que afoguearam e até surgiram ou “acordaram”:
    a) Dengue
    b) Chikungunya
    c) Zika
    ^
    3 “””artes”””” bregaças que não arrefeceram na Era Lula-dílmica (uma delas foi até inventada e surgiu!):
    1) sertanejo-universitário [a cultura da era petista por excelência]
    2) Canivete Semgalho
    3) Chikun-Taquara-BuarQ-Rachada-Gunha

    ResponderExcluir

Anuncie!