Teatro é usado como instrumento de divulgação do projeto “Mais Cultura e Turismo”

O Governo do Estado, por meio do Centro de Artes Cênicas do Maranhão, (Cacem) iniciou visitas às escolas de Santa Inês, para a mobilização da comunidade local para o projeto “Mais Cultura e Turismo” que terá início, nesta quinta-feira (29), na cidade. O programa prossegue até sábado (31), com uma vasta programação que inclui diversas atividades como exposições, recitais de poesias e shows com os cantores César Nascimento, Mano Borges e Zé Carlos da Fé.
 
A trupe do Cacem, coordenada por Ivoni Araújo está na cidade desde segunda-feira (26) fazendo o trabalho de mobilização que consiste em visita às escolas onde são realizadas apresentações, seguidas de informações sobre a natureza do evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), com o objetivo de celebrar a diversidade da Cultura Maranhense.
 
No caminho entre uma escola e outra, Ivoni Araújo faz observações sobre as apresentações e destaca a receptividade dos alunos, reforçando a importância do contato feito com as crianças e adolescentes no processo de mobilização e divulgação do projeto, viabilizado pela ponte lúdica do teatro. “Vocês notaram como os alunos ficam durante as apresentações. Certamente muito estudantes ali estão tendo agora a primeira oportunidade de contato com o teatro e por isto ficam assim vislumbrados”, comenta.
 
Interpretando personagens muito presentes no universo do imaginário infanto-juvenil como, por exemplo, o palhaço, um dos mais procurados pelos estudantes após as apresentações, os alunos do Cacem percebem o interesse da platéia poucos segundos após entrarem nas escolas.
 
Na escola Terezinha Lopes, pertencente à rede municipal de ensino de Santa Inês, a primeira visitada pela trupe, movidos pelo entusiasmo em saber detalhes daquela novidade que quebrou a rotina da sala de aula, os alunos formaram rapidamente um círculo, no modelo dos antigos palcos gregos, para assistirem a apresentação, permeadas por brincadeiras, sempre puxadas pelo palhaço, nas quais são reforçadas as informações sobre o “Mais Cultura e Turismo” e mencionadas as atrações do evento.
 
Assim como em Mirinzal, local da primeira edição do projeto de itinerância, que até o ano de 2018 será levado a 22 cidades maranhenses, o roteiro da apresentação feita pela trupe do Cacem cuja elaboração é de autoria do professor Josimael Caldas, menciona a história da cidade de Santa Inês e suas peculiaridades e enfatiza a importância do projeto que tem, entre os objetivos, reforçar nas novas gerações o interesse pela preservação da riqueza cultural do Estado.
 
Cortejo, poesia e exposição
 
Na edição de Santa Inês, a programação do evento será iniciada, nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, com a realização do Café com Arte, no Espaço Líbano, com recepção feita pelo grupo Samba Jazz. O evento marcará a abertura da Exposição Maranhão: Identidades e Tradições, com a presença de grandes nomes da literatura da região e terá ainda recital de poesias e apresentação das Caxeiras do Divino.
 
À tarde, a partir das 16h, começará a concentração do Cortejo Cultural realizado por grupos locais na Vila Lobato. Os artistas seguirão em cortejo pelas principais vias da cidade até chegarem a Praça da Saudade. Às 19h ocorrerá a solenidade oficial de abertura do evento, com a presença de autoridades. Logo em seguida começa o show com os artistas maranhenses Mano Borges, César Nascimento e Zé Carlos Dafé.
 
Os demais dias da programação do “Mais Cultura e Turismo” em Santa Inês incluem palestras e oficinas com foco na institucionalização da cultura, ações estruturantes como doação de livros pela Biblioteca Pública Benedito Leite, que coordena a rede estadual de bibliotecas públicas do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROGRAMA DANIEL DE JESUS - TV METROPOLITANA 58 E TV ALTERNATIVA 35

Participe de nossa programação envie sua sugestão de pauta ou denuncia para 98 981913020 Whatsapp.