Fundo Internacional Agrícola apresenta estratégias de atuação no MA

O Maranhão foi escolhido pelo Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida) para integrar a missão da instituição nos próximos cinco anos no Brasil. Nesta sexta-feira (16) os representantes do Fundo Internacional apresentaram ao governador Flávio Dino as linhas de atuação do Fida para o estado.

Combater a fome, fortalecer a segurança alimentar nas comunidades rurais, gerando emprego e renda nos municípios maranhenses foram alguns dos temas apresentados pelos representantes do Fundo Internacional ao Governo do Estado.

O projeto abrange atuação nas comunidades rurais do Baixo Parnaíba, Cocais, Campos e Lagos, Lençóis Maranhenses, Médio Mearim e Vale do Itapecuru. Uma das prioridades da instituição é atuar nos municípios maranhenses que possuem os menores índices sociais.

As novas políticas fiscais e as políticas de combate às desigualdades sociais no Maranhão têm atraído novos investidores para o estado. “Nós vemos que o atual Governo tem uma forte determinação e intenção de reduzir a pobreza rural”, disse o gerente de programas do Fundo Internacional na América Latina, Paolo Silveri.

Durante toda a semana, os representantes do Fundo, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), conheceram as experiências em produção Agrícola Familiar no Maranhão. A equipe técnica visitou escolas agrícolas, cooperativas de pequenos produtores e participou de reuniões com os movimentos sociais, técnicos rurais e organizações dos agricultores familiares.

Para o oficial de programa do Fundo Internacional, Hardi Michael, o conjunto de ações de combate à pobreza rural e a política fiscal do Maranhão têm sido fatores decisivos para atrair os novos investimentos para o estado. Na sexta-feira (16), os representantes do Fundo Internacional apresentaram ao governador Flávio Dino um memorando com as linhas de atuação para o estado, para em seguida, oficializar o acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado.

“Este é um momento histórico e especial para todos nós. Graças à troca de experiências com outros estados, hoje presenciamos mais um dia importante, em que damos mais um passo para o desenvolvimento do nosso estado”, disse o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Com sede em Roma, na Itália, o Fundo Internacional Agrícola atua há 30 anos no Brasil, beneficiando mais de 257 mil famílias no país. Em visita ao Maranhão, os representantes do Fida conheceram associações rurais, dentre elas a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco Ltda. (Coppalj), única produtora de óleo orgânico de babaçu no país, que conta com mais de 160 famílias beneficiadas pela comercialização do produto com gigantes da indústria cosmética no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROGRAMA DANIEL DE JESUS - TV METROPOLITANA 58 E TV ALTERNATIVA 35

Participe de nossa programação envie sua sugestão de pauta ou denuncia para 98 981913020 Whatsapp.