24 abril 2015

Prefeitura de São Luís abre inscrições para a Formação em Educação Ambiental na Escola

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia nesta segunda-feira (27) as inscrições para o curso de formação em Educação Ambiental na Escola. As inscrições, que seguem até o dia 10 de maio, serão realizadas na sede da Semed, localizada à Rua Sete de Setembro, nº 238 - Centro, na sala do Núcleo de Educação Ambiental (Nea). A formação é voltada para o corpo pedagógico da rede municipal de ensino e também para a comunidade em geral.


Com o tema "Educando para a sustentabilidade", a formação tem como objetivo discutir os princípios norteadores da Educação Ambiental, proporcionando um espaço de reflexão sobre suas práticas no seu dia a dia e na comunidade escolar. A partir do diálogo sobre as práticas ambientais, os participantes da formação serão capacitados para adotar posturas que incentivem uma cultura sustentável no espaço escolar e na comunidade onde vivem.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, ressaltou que a atividade também integra a política de valorização dos profissionais do magistério, reforçada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. "Temos trabalhado para oferecer aos nossos educadores amplas oportunidades de aprimoramento profissional, tanto para viabilizar o aprimoramento profissional quanto para garantir um aprendizado com cada vez mais qualidade para os estudantes da nossa rede", disse Geraldo Castro.

AULAS

A formação terá carga horária de 100 horas, no período de maio a novembro deste ano. As aulas serão ministradas aos sábados, quinzenalmente, no período das 8h às 18h. Serão ofertadas 60 vagas, sendo 42 para gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal e 18 vagas para a comunidade em geral.

Para se inscrever, os servidores da rede municipal de ensino deverão apresentar a carteira e identidade e o contracheque, comprovando a efetiva lotação na Prefeitura de São Luís. Já para a comunidade em geral, o único documento exigido é a carteira de identidade. A formação é gratuita.

O curso é dividido em sete módulos. O primeiro momento da formação discutirá as bases conceituais de Educação Ambiental, a Educação Ambiental no Brasil e a Política Nacional de educação Ambiental (Lei: 9795/99).

Outros conteúdos trabalhados serão "A Tranversalidade dialogando com as Áreas", "Educação Ambiental na Escola e práticas metodológicas", "Sustentabilidade, Biodiversidade e Metodologia", e "Recursos Hídricos e suas Potencialidades: Água e Energia e Resíduos".

A avaliação do desempenho dos cursistas será processual, ocorrendo em todos os momentos da formação. Serão considerados a frequência, participação e a apresentação de projetos.