IPTU EM DIA - SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

PRIMEIRO CASO DE CONTAGIO PELO VÍRUS EBOLA FORA DA ÁFRICA CONFIRMADO EM MADRID


O diário espanhol El País acaba de confirmar, esta segunda-feira à tarde, que os dois testes realizados numa mulher com sintomas de doença de infecção pelo vírus do ébola deram positivo para a presença do vírus. Trata-se do primeiro caso confirmado até agora em que a doença foi contraída fora de África – neste caso, na capital de Espanha.

A mulher, que deu entrada no hospital esta segunda-feira de manhã com febre muito alta, fazia parte da equipa que tratou um missionário e médico espanhol que contraiu a doença na Serra Leoa e morreu de ébola a 26 de Setembro passado, no Hospital Carlos III em Madrid. Este foi o segundo missionário espanhol a ter contraído a doença em África e ter sido tratado em Espanha. A mulher, uma assistente de enfermagem, tinha ido de ferias, após a morte desse missionário. O primeiro missionário foi infectado na Libéria e morreu a 12 de Agosto.

Até aqui, todos os casos que se conhecem fora de África eram pessoas que tinham sido infectadas nos países de África onde a doença tem alastrado. Por enquanto, ainda não se sabe se o doente liberiano hospitalizado em Dallas, no Texas, na semana passada, terá ou não contagiado alguém depois de ter chegado doente aos EUA – e de ter-lhe sido negada, numa primeira fase, a admissão num hospital.

Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, os Centros para o Controlo e a Prevenção das Doenças (CDC) norte-americanos anunciaram que estavam a acompanhar de perto dez pessoas que estiveram em contacto próximo com aquele doente liberiano – e mais 38 pessoas que poderão ter estado em contacto com ele.

Ainda segundo os CDC, desde que a epidemia de ébola se declarou na África Ocidental, no passado mês de Março, a doença já matou mais de 3400 pessoas. E está agora a espalhar-se mais depressa, tendo infectado um total de 7.500 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROGRAMA DANIEL DE JESUS - TV METROPOLITANA 58 E TV ALTERNATIVA 35

Participe de nossa programação envie sua sugestão de pauta ou denuncia para 98 981913020 Whatsapp.