MAIS DE 1 MILHÃO INSCRITOS NO SISU E MINAS GERAIS TEM MAIOR NUMERO

Em comunicado oficial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até às 18h30 de segunda-feira (6), 1.058.715 candidatos já haviam realizado inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014. Este seria o recorde para o 1º dia de seleção registrado pelo Governo desde a criação do programa que oferece vagas para estudantes em universidade públicas brasileiras. Para se ter uma ideia, no ano de 2013, 593 mil pessoas tinham feito cadastro no site do sistema.

Os alunos que participaram do Enem 2013 - nota que valida a participação do discente no Sisu - tem até às 23h59 de sexta-feira (10) para se candidatar as mais de 170 mil oportunidades que o programa disponibiliza. Cada aluno pode fazer duas opções dentre os 4.723 cursos oferecidos por 115 instituições públicas, em todo o país.

Com números computados a partir de 00h desta segunda-feira (6), segundo o balanço parcial, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, totalizando 150.405. Logo em seguida, o Rio de Janeiro, com 121.162 inscritos; São Paulo (82.253); Ceará (76.179) e Bahia (69.246). Vale lembrar que Minas Gerais também é o estado que mais oferece vagas dentro do programa.

Para se candidatar a uma vaga no Sisu, o estudante deve ter feito o Enem 2013 e ter conseguido nota maior do que zero na redação (apesar de cada instituição adotar um sistema classificatório por maior nota candidato/ vaga, assim como é feito no vestibular normal). O cálculo para a nota do Enem é complicado e gerou revolta nas redes sociais. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site oficial.

Aloizio Mercadante, Ministro da Educação, destacou que desde que as inscrições foram iniciadas, nenhum ocorrência de problema foi constatada no site. Mercadante ainda afirmou que porque o sistema foi aberto antes da divulgação das notas do Enem: "A gente abriu antes para que os alunos se familiarizassem com o sistema e soubessem qual a melhor a estratégia a adotar ao longo da semana", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!