Aniversário - Paço do Lumiar comemora 52 anos com festa





O município de Paço do Lumiar completa 52 anos e a população se reúne hoje para lembrar a data. A prefeitura local organizou uma comemoração que se estende pela manhã e fez o convite oficial para que todos os luminenses compareçam. A programação é pautada em atrações de cunho religioso com missa, queima de fogos e show. A cidade comemora a data sob a gestão. 

Os problemas ainda persistem, sobretudo nas contas do município. A Operação Allien, da Polícia Federal, investiga indícios de desvio de R$ 15 milhões, que teria sido praticado pela ex-prefeita, Bia Venâncio. 

A comemoração de aniversário tem início às 5h da manhã com alvorada de fogos de artifícios. As festas prosseguem às 8h, com missa na Igreja Nossa Senhora da Luz, na área central do bairro e símbolo da padroeira da cidade. 

O ponto alto do evento será às 9h, com um café da manhã oferecido à comunidade no Salão Paroquial da igreja, seguido d show do artista católico Clay Viana. Morador do município, o pescador João Viana Reis elogia o que considera o melhor clima do estado. “Nossa cidade tem a natureza, tem o mar. Quem vem aqui se encanta”, afirma ele, que estará presente à homenagem. 

O nome da cidade se deve à sua semelhança arquitetônica como uma localidade de mesmo nome existente em Portugal. Paço do Lumiar tem sua economia baseada na agricultura e na pesca. No entanto, em razão de sua proximidade de São Luís, apenas 21km de distância, os setores secundário e terciário tomaram considerável impulso. 
O clima é quente, mas agradável, amenizado pelos ventos que sopram do mar. A santa padroeira da cidade é Nossa Senhora da Luz, desde 9 de junho de 1764, quando um grande número de fiéis se instalou no território. 

História e emancipação
Com a divisão administrativa do Estado, em 1911, Paço do Lumiar, passou à condição de município até que, em 27 de fevereiro de 1931, seu território foi anexado a São Luís. Em 1938, por Decreto-Lei Nº 159, voltou à condição de povoado. 

Só 21 anos depois, em dezembro de 1959, pela Lei Nº 1890 passou novamente à condição de município. Paço do Lumiar engloba os bairros Iguaíba, Maioba de Mocajituba, Maiobão, Mojó, Mercês, Pau Deitado, Pindoba, Pindaí, Raposa, Timbuba, Rio Grande, Riozinho, Vila São José e Vila Cafeteira.

com informações de o imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!