9 DE JANEIRO - DIA DO ASTRONAUTA







Marcos Pontes é o primeiro brasileiro a ir ao espaço, ou seja, é o primeiro astronauta brasileiro.
No Brasil, o Dia do Astronauta é comemorado em 09 de janeiro. A comemoração é uma homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em 2006, e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS). Marcos Pontes é o primeiro brasileiro a ir ao espaço, ou seja, é o primeiro astronauta brasileiro. 
A corrida espacial, termo que caracteriza a disputa da supremacia na exploração e no desenvolvimento da tecnologia espacial, ocorreu entre 1957 e 1975, entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA). A disputa resultou em grandes conquistas, entre elas a primeira missão de um astronauta. O soviético Yuri Gagarin deu uma volta ao redor da Terra com a espaçonave Vostok 1, em 12 de abril de 1961.
Marcos Cesar Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva.
Foi o primeiro cosmonauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.
Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.
Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!