Prefeitura de São José de Ribamar apresenta projeto de urbanização da Praia do Araçagi



Trabalho será discutido com moradores, comerciantes, SPU e MPF. Ele propõe várias obras que irão melhorar a infraestrutura do polo turístico ribamarense.

Durante reunião realizada nesta última terça-feira (06), o prefeito Gil Cutrim (PMDB) apresentou o projeto arquitetônico e de urbanização da Praia do Araçagi, um dos mais importantes e belos polos turísticos do município de São José de Ribamar e da região metropolitana de São Luís. 

O encontro de trabalho aconteceu na sede da Prefeitura ribamarense e contou, ainda, com as presenças do vice-prefeito eleito, Eudes Sampaio (PT do B); do promotor de Justiça do município, Samaroni de Sousa Maia; do secretário estadual adjunto de Meio Ambiente, José Jânio de Castro Lima; além de secretários municipais, cujas pastas, estão diretamente ligadas à obra. 

A urbanização da orla marítima da Praia do Araçagi foi um compromisso assumido pela administração Gil Cutrim, ainda em 2011, e oferecerá infraestrutura de qualidade aos comerciantes, moradores e as pessoas que visitam o polo turístico, contribuindo também para movimentar a atividade turística e a economia da cidade, sem causar prejuízos ao meio ambiente do local. 

“Esse é um projeto básico, um pré-projeto, uma primeira parcial do que estamos imaginando para o polo turístico do Araçagi. É importante destacar que iremos realizar reuniões com os moradores, comerciantes, representantes da Superintendência do Patrimônio da União e Ministério Público Federal para ouvirmos as suas colocações e, juntos, construirmos um projeto definitivo, cuja execução da obra contará com os apoios dos Governos do Estado e Federal que já sinalizaram positivamente no sentido de ajudar financeiramente o município de Ribamar”, explicou Gil Cutrim. 

O projeto de urbanização da Praia do Araçagi foi elaborado pela empresa Urbaniza Engenharia, vencedora da licitação para execução do trabalho. Ele sugere diversas obras de infraestrutura para o polo turístico, tais como a duplicação da Avenida Atlântica (na orla marítima), em um trecho de 1,6 km e que terá quatro faixas – duas em cada um dos sentidos – retirada dos bares da faixa de areia e construção de novos estabelecimentos padronizados próximos a via duplicada e sinalizada; área de estacionamento; canteiro central; moderno sistema de iluminação pública; calçadão; ciclovia; banheiros públicos; Praça de Esportes; rampas ligando a área urbanizada a faixa de praia; estações de tratamento de esgoto doméstico; dentre outras. 

É importante ressaltar, ainda, que projeto definitivo, assim que for finalizado, atenderá a todos os requisitos e normas, estabelecidos pelos órgãos competentes, que dizem respeito à preservação do meio ambiente da área. 

“O projeto de urbanização é uma iniciativa muito boa que visa estruturar um dos mais bonitos polos turísticos de Ribamar, oferecendo aos seus usuários, principalmente aos comerciantes, melhores condições de lazer e de trabalho. E fico feliz em constatar que o governo municipal irá construí-lo de forma democrática, ouvindo todos os agentes envolvidos”, disse Samaroni Maia. 

Para Eudes Sampaio, a urbanização do polo turístico do Araçagi figurará como mais uma importante obra da administração Gil Cutrim voltada para a viabilização do crescimento de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, aquecimento da economia local e, consequentemente, geração de mais trabalho e renda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!