S.J.Ribamar ganha Centro de Atenção Psicossocial




Inaugurado pelo prefeito Gil Cutrim, CAPS é um espaço de ressocialização e resgate dos direitos do cidadão com transtornos mentais.

 
O prefeito Gil Cutrim (PMDB) inaugurou, durante solenidade realizada na tarde da última quinta-feira (31), o Centro de Atenção Psicossocial de São José de Ribamar (CAPS), um espaço de ressocialização e resgate dos direitos do cidadão com transtornos mentais. Participaram da cerimônia lideranças políticas e comunitárias da cidade, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, além de centenas de moradores.

Construído, equipado e mantido com recursos próprios do município, o CAPS, que fica localizado no bairro do Outeiro, na sede do município, oferece gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, assistência às pessoas que sofrem de transtornos mentais, buscando ressocializar os pacientes através do acolhimento familiar, do atendimento individual e de grupo, além de oficinas terapêuticas que resgatem sua cidadania e favoreça seu relacionamento com a família e a sociedade.


Com um quadro funcional formado por médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e técnicos de enfermagem, o Centro atende pacientes de ambos os sexos, com transtorno mental grave e dificuldades de relacionamento e inclusão social. Estão enquadradas neste perfil pessoas com quadros psicóticos, transtorno de humor (depressão com risco de suicídio) e transtorno bipolar, onde haja riscos de prejuízo à integridade física, psíquica e social do paciente e das pessoas com quem ele se relaciona. As formas de atendimento irão variar de acordo com a necessidade do indivíduo – o tratamento intensivo é indicado para pessoas que se encontram em grave sofrimento e desestruturação psíquica e é diário; o tratamento semi-intensivo é indicado nos casos em que o sofrimento e a desestruturação psíquica já diminuíram, facilitando as possibilidades de socialização. Ele é feito até 12 dias por mês; o tratamento não intensivo é oferecido às pessoas que não precisam do acompanhamento frequente da equipe para realizar suas atividades. Ele é feito até três vezes por mês.

“Continuamos investindo em todos os setores da administração pública sempre com o objetivo de melhorar a vida do ribamarense. E este trabalho, garanto, não irá parar um só minuto”, afirmou Gil Cutrim que, nesta sexta-feira (01), assina ordem de serviço para construção do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) no município de São José de Ribamar, ferramenta que oferecerá aos ribamarenses cursos de profissionalização para ingresso no mercado de trabalho.

Os usuários dos serviços do setor público de saúde do município elogiaram a iniciativa da Prefeitura em implantar o CAPS. “A saúde pública de Ribamar melhorou muito graças aos investimentos feitos pela administração municipal nos últimos sete anos. Este Centro é mais uma prova de que, quando o gestor público tem compromisso, é possível fazer mais pelo povo”, disse a professora Irani Andrade, que participou da inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!