São João ribamarense é aberto com festa e alegria


Brincantes compareceram aos terreiros juninos para prestigiar o evento organizado pela administração Gil Cutrim e que terá continuidade até o próximo dia 29.
http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto

Outras imagens

http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto
Apresentações de vários grupos folclóricos e shows artísticos marcaram, na noite desta última sexta-feira (22), a abertura oficial do São João 2012 do município de São José de Ribamar, festa organizada pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB).

A largada para a temporada junina aconteceu no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da sede da cidade. Além do Parque, mais de 100 brincadeiras genuinamente ribamarenses (grupos de Bumba-Boi e de Cacuriá; Danças Portuguesas; Quadrilhas; Tribos de Índio; Danças do Boiadeiro; dentre outros) irão se apresentar, até o próximo dia 29, nos outros três arraiais oficiais – Viva Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi) e Parque Vitória (Praça do Rodão) – e nas dezenas de outros terreiros juninos, como os arraiais da Piçarreira, Panaquatira e do Rio São João, espalhados pelo município e que estão recebendo total apoio da Prefeitura.

“O brincante pode vir para São José de Ribamar se divertir em uma festa segura e uma vasta programação cultural”, disse Gil Cutrim, que abriu oficialmente a temporada junina na cidade.

A alegria no arraial da sede ficou por conta da Dança Portuguesa Realeza de Portugal; Dança do Boiadeiro Adrenalina Country; Boi das Cabaceiras (matraca); Dança Alternativa Swing Louco; Tereza Canto; Boi da Via Kiola (sotaque da baixada) e do Boi de São Benedito (matraca).

A programação para este sábado (véspera de São João) marca apresentações da Dança Alternativa Gatinhas Manhosas; Quadrilha Juventude do Sertão; Boi Mocidade Ribamarense (orquestra); Banda Vadie; boi da Maioba (matraca); Boi de São José dos Índios (matraca) e Boi de São José de Ribamar (matraca).

Otimismo – A auxiliar de enfermagem Nelma Martins, residente na Rua Alcione da Pedreira (Jota Câmara II), disse que ao verificar a programação percebeu que ela foi elaborada no sentido de valorizar a cultura popular do município, onde existem várias atrações juninas, como bumba-bois, quadrilhas e danças variadas.

“Nós devemos entender que o São João é o máximo da expressão da nossa cultura, por essa razão, devemos sentir orgulho quando uma brincadeira de nossa rua se apresenta em um arraial como este da sede”, afirmou Nelma Martins.

Para a professora Rosinete Mendes da Silva, residente na Rua João Alves Carneiro, o São João 2012 em São José de Ribamar tem tudo para ser uma outra grande festa, porque, segundo ela, as brincadeiras fora incentivadas pela Prefeitura e com certeza capricharam nas indumentárias e nas coreografias. “Sou fã das festas juninas, porque neste período nossa cultura popular é mostrada em toda a sua plenitude”, frisou.

Batizados – Antes de participar da abertura do São João no arraial da sede, o prefeito Gil Cutrim esteve no povoado Juçatuba, onde batizou o bBoi daquela comunidade (matraca).

Ao saldar os brincantes do Boi Mocidade Ribamarense, na presença do ex-prefeito Luis Fernando Silva, Gil Cutrim desejou que os anjos abençoem todas as apresentações da agremiação e assim seus integrantes possam se divertir, alegrar os arraiais e voltar em segurança para casa.

“Gostaria de parabenizar a diretoria desta brincadeira por sua organização e ressaltar a animação dos brincantes. Vocês sabem que de 2005 para cá, ano em que nosso grupo político assumiu a Prefeitura, por meio do amigo Luis Fernando Silva, que está hoje aqui, houve uma verdadeira revolução em termos de valorização a cultura popular, e não há dúvidas de que todo esforço está sendo feito para que novos investimentos no setor sejam realizados”, assegurou o prefeito, um dos padrinhos da agremiação.

O ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva, também elogiou a brincadeira e disse que se sentia muito feliz em batizar o Mocidade Ribamarense, mais um Bumba-Boi que é fruto do resgate da cultura popular no município, iniciado em sua gestão e continuado pelo atual prefeito, Gil Cutrim.
Em Juçatuba, Gil Cutrim afirmou que é admirador da brincadeira que, segundo ele, é uma das que mais crescem em São José de Ribamar e que isso resulta da determinação de seus diretores, da força da juventude local e do apoio da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!