Governo do Estado assina ordem de serviço para construção de Cetecma em São José de Ribamar




O município de São José de Ribamar ganhará em breve um moderno Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma). A ordem de serviço para início da obra de construção foi assinada nesta sexta-feira (1º), pelo secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva - representando a governadora Roseana Sarney-, a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Olga Simão, e o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim.

Entre os pressentes no ato, o presidente da Câmara de São José de Ribamar, Beto das Vilas; secretária municipal de Educação, Carla Veras; secretário adjunto da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), José de Ribamar Torres; o engenheiro da Market Construção Ltda., Luís Carlos Gomes; além de vereadores e lideranças políticas e comunitárias.

A obra a ser executada, está orçada em R$ 3.036.334,57, com previsão de ser concluída em 330 dias, contados da data de recebimento da ordem de serviço. A Prefeitura de São José de Ribamar fez cessão do terreno de cerca de 8 mil metros quadrados e realizou a terraplenagem.

O ribamarense ganhará um Cetecma que disporá de uma área construída de três mil metros quadrados com quatro salas de aula, sete laboratórios (Química,Biologia, Física etc.) - sendo dois de acordo com a demanda da cidade - dois auditórios, biblioteca, sala de vídeo conferência e quadra poliesportiva.

Segundo o secretário Luis Fernando Silva, a construção do Cetecma de Ribamar é mais um projeto que se tornou viável graças à determinação da governadora Roseana Sarney, que "concretizou mais este sonho ribamarense". "A partir deste momento vamos erguer a primeira escola profissionalizante de São José de Ribamar, onde o nosso jovem poderá obter a formação técnica e científica para garantir o seu acesso ao mercado de trabalho", declarou.

Para a secretária Olga Simão a assinatura da ordem de serviço é fruto da parceria do Governo do Estado com o Município de São José de Ribamar, com o apoio do Governo Federal, por meio do programa Brasil Profissionalizado. "A população de São José de Ribamar ganhará um espaço de desenvolvimento tecnológico e de capacitação profissional. Um local em que os ribamarenses desfrutarão de conhecimento, em que lhe serão oferecidos cursos que o formarão para melhor ajudar na qualidade de vida da cidade", afirmou Olga Simão.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, destacou que com o Cetecma o cidadão resgata a oportunidade de um curso profissionalizante. "Sabemos que o Maranhão passa por um grande ciclo de desenvolvimento, a partir da atração de novos investimentos pelo Governo do Estado, e o ribamarense, com este Centro, terá oportunidade de buscar seu espaço", assinalou.



Cetecmas do Maranhão

Em atendimento à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o Governo do Maranhão criou os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas), em diferentes polos de desenvolvimento regional, com a finalidade de implementar ações voltadas para a educação, a ciência, a tecnologia e o trabalho.

Nesse contexto, os centros têm como função primordial possibilitar ampla capacitação científico-tecnológica, oferecendo cursos nos níveis básicos e técnicos de nível médio.

O Cetecma tem como missão promover a qualificação e requalificação profissional através de programas de capacitação, geradores de oportunidades de trabalho, renda e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado.

O público alvo dos Cetecmas são alunos do ensino médio, professores da rede de ensino estadual e municipal, profissionais, jovens e adultos que atuam ou pretendem ingressar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!