São José de Ribamar se prepara para o Dia do Desafio


Campanha realizada pelo SESC é uma disputa amigável entre cidades, que visa o combate ao sedentarismo. Ação acontece no próximo dia 30, quando o município maranhense competirá com Juazeiro do Norte.
http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto

Outras imagens

http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto
O município de São José de Ribamar se prepara para viver momentos de efervescência esportiva. Tudo por conta do Dia do Desafio, ação desenvolvida pelo SESC - MA e que será realizada na próxima quarta-feira (30), em toda a cidade.

O Dia do Desafio (Challenge Day) é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde por meio de ações comunitárias. A idéia surgiu no Canadá e foi difundida mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. No continente americano, a campanha é coordenada desde 1998 pelo SESC-SP.

A proposta é interromper as atividades rotineiras dos moradores e mobilizá-los para praticarem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.

Nesse dia, duas cidades de mesmo porte competem entre si e a que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o desafio. É a primeira vez que a cidade ribamarense participa da disputa. Sua concorrente será Juazeiro do Norte, no Ceará, veterana na competição e terceira cidade mais populosa de seu Estado com cerca de 250 mil habitantes, bem como São José de Ribamar, que ocupa o mesmo ranking no Maranhão, possuindo 162.925 habitantes.

Os últimos detalhes sobre a realização do evento foram acertados na última segunda-feira (21), durante reunião realizada no salão de eventos da Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar (SEMTUR). A reunião contou com as presenças da coordenadora do evento no Maranhão, Patrícia Oliveira; do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ribamar, Paulo César; além de diversas lideranças comunitárias do município.

Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, a campanha será promovida durante toda a quarta-feira, das 0h às 21h, período no qual estarão sendo executadas diversas atividades físicas em pólos e subpólos espalhados pelo município.

Os pólos serão na região da Sede, Panaquatira, Parque Vitória e no Viva Vilas, na Vila Flamengo. Já os subpólos estarão funcionando na Quinta, Matinha e Mata. E, ainda, estarão sendo desenvolvidas atividades nas escolas e centros comunitários do município.

A programação das atividades, que será divulgada posteriormente, inclui jogos esportivos, recreação, exercícios laborais para todas as faixas etárias, dentre outras. As atividades serão coordenadas por técnicos e instrutores físicos do SESC-MA.

Para Patrícia Oliveira, a campanha não é só uma competição, mas também um meio de estimular hábitos saudáveis. “O maior objetivo do Dia do Desafio é inserir a atividade física na realidade de jovens, adultos e crianças, transformando essa iniciativa de 15 minutos em um hábito rotineiro”, disse.

Durante a reunião, as lideranças comunitárias se mostraram entusiasmadas em mobilizar a comunidade para participarem do Dia do Desafio.

“É um evento focado na saúde, que visa incentivar a prática esportiva e combater o sedentarismo de forma dinâmica. Além disso, traz consigo todos os valores positivos do desporto, como a união e o trabalho em equipe. Tenho certeza que a comunidade ribamarense unida irá se engajar nessa campanha e vencer esse desafio de mobilização”, afirmou Gardel Pontes, liderança comunitária do bairro Jota Câmara.

Vale ressaltar que, além de São José de Ribamar, também irão participar do evento as cidades de Caxias e Itapecuru-Mirim, que já são veteranas na disputa. Mas apenas Juazeiro do Norte será concorrente de Ribamar. Desde 2002, quando começou a realização do evento no Estado, participaram ainda as cidades de Paço do Lumiar e São Luís.

Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação. O resultado sai no dia 31 de maio.

No ano passado, o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas. Esse ano, no Maranhão, a meta é contabilizar 150 mil atendimentos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!