Maranhão tem o menor índice de divórcios do país, diz IBGE


No Estado, a proporção de pessoas divorciadas é de 1,2 por cento.
Segundo o IBGE, número de divórcios no Brasil aumentou.

com informações da TV Mirante



Segundo o IBGE, o número de divórcios no Brasil aumentou nos últimos dez anos, mas o Maranhão vai na contramão desses números. De acordo com as estatísticas, o Estado tem o menor índice de divórcios no país. Em Codó, muitos dos casais que se separam acabam retornando antes de oficializar o divórcio.
Segundo dados do IBGE do Censo 2010, entre os brasileiros a proporção de pessoas divorciadas quase dobrou, passando de 1,7 por cento, em 2000, para, 3,1 por cento, em 2010. Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal apresentam os maiores valores deste indicador. O Maranhão é o Estado com menor proporção de pessoas divorciadas com apena 1,2 por cento.

Para comentar essa pesquisa, o repórter Marcial Lima conversou com representantes da Pastoral Familiar da Igreja Católica, em São Luís.
Os objetivos da Pastoral Familiar consistem na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já formadas. O juiz da vara da família, Marcelino Ewerton também comentou o assunto.
Ele afirmou que muitas pessoas, mesmo separadas, não oficializam o divórcio. "A partir da Constituição de 1988 mesmo que o casal não oficialize o divórcio, se ficar comprovado o relacionamento estável com outros parceiros, a separação está caracterizada", afirmou.
O juiz falou, ainda, sobre o que diz a lesgilação. " Anteriormente, para constituir a família a legislação falava que deveria haver o casamento. Hoje a legislação já admite a família com base na união estável. Houve uma outra facilidade para as separações, que é a separação feita em cartório caso não haja filhos menores ou incapazes e que esta seja de comum acordo", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!