ELEIÇÕES DE 2012 PROMETE SER QUENTE EM PAÇO DO LUMIAR

Três transferências de título eleitoral dão os primeiros traços da eleição em Paço do Lumiar: Domingos Dutra (deputado federal pelo PT), Manoel Ribeiro (deputado estadual pelo PTB e líder do governo na Assembleia Legislativa) e Pinto da Itamaraty (deputado federal pelo PSDB) escolheram como novo domicílio eleitoral a sétima maior cidade do Maranhão.


O clima da eleição no próximo ano promete ser quente no terceiro maior município da ilha. Com três parlamentares bem votados nas eleições de 2010 aptos a disputar a prefeitura de Paço do Lumiar, a cidade é tida como a menina dos olhos da ilha, já que tem população dez vezes menor que a capital e possui alto PIB (produto interno bruto) per capita, igual a R$ 2.497,81,00 por pessoa.

A atual prefeita da cidade, Bia Venâncio (PSD), enfrenta processos de improbidade administrativa enquanto gestora do município e pode não disputar as eleições no próximo ano. O processo tramita, atualmente, no Tribunal de Justiça e está sob análise dos desembargadores. Na última reunião do plenário para julgar o caso, o desembargador Marcelo Carvalho pediu vistas do caso, que ainda não tem previsão para que seja julgado.

Quanto à Câmara de Vereadores da cidade, também terá o número de participantes aumentado a partir de fevereiro de 2013. Até o fim do mandato 2009-2013, 11 vereadores comporão o Poder Legislativo daquele município, mas, com o aumento populacional constatado pelo Censo de 2010, o número subiu para 15 integrantes.

Em relação ao poder legislativo, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar enfrenta também período de turbulências. O presidente da Casa, Alderico Campos(DEM) teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, mas é mantido no cargo por conta de recursos. Outro integrante da casa, Junior de Mojó,(PSDB) é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do empresário da construção civil Marggion Lanyere, ocorrido no mês de outubro e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

A presença de três parlamentares interessados na disputa pela prefeitura da cidade, mostra a importância estratégica de assumir o comando de uma cidade como Paço do Lumiar não apenas por conta das eleições municipais, mas também pelo peso do eleitorado da cidade nas eleições gerais que ocorrem em 2014.


Por Aline Louise/ O impacial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!