Prefeitura realiza Conferências do Idoso e da Segurança Alimentar


Objetivo é promover o debate em torno da elaboração de novas políticas públicas para os idosos e o direito de todos à alimentação nutritiva.


Visando discutir políticas públicas voltadas para os idosos e o direito de todos à alimentação nutritiva, a Prefeitura de São José de Ribamar está realizando as Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e da Segurança Alimentar e Nutricional.


A abertura dos dois eventos aconteceu na noite da última quarta-feira (31) no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), localizada na Sede da cidade.


A programação da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema central é “O compromisso de todos por um envelhecimento digno em São José de Ribamar”, foi desenvolvida durante todo o dia desta quinta-feira (01). Já as atividades da Conferência da Segurança Alimentar, que debate o tema “Alimentação adequada e saudável: direito de todos”, serão realizadas durante todo o dia desta sexta-feira (02) no auditório da SEMTUR.


Representando o prefeito Gil Cutrim (PMDB) na solenidade de abertura, o secretário municipal de Governo, Fredson Froz, afirmou que é motivo de orgulho para o município a realização das duas Conferências, visto que, através delas, será possível colher sugestões importantes para a elaboração de novas políticas públicas para os dois setores.


Froz explicou que São José de Ribamar possui uma boa rede de proteção aos idosos e que a preocupação em garantir alimentação de qualidade à população já foi reconhecida nacionalmente com a premiação que o ex-prefeito Luis Fernando Silva recebeu pelo sucesso do programa Compra Local Municipal.


“O prefeito Gil Cutrim reafirma seu compromisso de continuar trabalhando para assegurar aos nossos amigos da terceira idade um envelhecimento com dignidade e garantir a implantação de novos projetos para melhorar, ainda mais, a qualidade da alimentação” disse o secretário ressaltando o apoio que os vereadores ribamarenses vem dando ao Executivo Municipal.


Para o vereador Zé Lima (PSB), promover o debate sobre novas políticas públicas é uma ação importante da Prefeitura e que deve servir de exemplo para os demais municípios da Grande Ilha. “A administração Gil Cutrim é participativa e popular. O Gil é um prefeito que faz questão de conversar diretamente com o povo, ouvir suas reivindicações. É por isso que as políticas públicas criadas são eficientes”, avaliou.


O secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda, Ribamar Dourado, citou vários projetos e eventos realizados anualmente pela Prefeitura e que são voltados para a valorização dos idosos. “Nós temos o projeto “Quem canta seus males espantas”, fazemos o Carnaval da Terceira idade, o São João da Melhor Idade, incentivamos vários grupos de idosos, que se reúnem para ações recreativas e oficinas, dentre outras”.


Em relação à segurança alimentar, Dourado afirmou que existem várias ações que mostram a preocupação da Prefeitura com o tema. O secretário citou como exemplos a implantação do Programa Compra Local Municipal, por meio do qual o município compra diretamente dos pequenos produtores rurais sua produção e a utiliza na merenda escolar servida nas escolas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!