O Sucessor de Bin Laden


Com a morte anunciada de Bin Laden nas ultimas horas, Ayman al-Zawahri aparece como seu possível sucessor para o comando da al-Qaeda. O médico egípcio é considerado o cérebro número dois da ornaganização.bin_laden

Ayman al-Zawahri costumava aparecer nos vídeos e mensagens divulgadas pelo terrorista tendo sua ultima participação ao lado de Osama em 2003, recentemente pediu que os mulçumanos se unissem contra as tropas internacionais e a Otan e lutassem contra quem invadisse a Líbia ou países vizinhos nos recentes protestos pró-democracia nos países árabes.

A ligação com Bin Laden começou supostamente depois de ataques a antiga União Soviética. Existem boatos de que os ataques de 11 de setembro tenham sido possibilitados graças a ações de al-Zawahri, que teria aliado o dinheiro e carisma de Bin Laden a sua capacidade organizativa e ideológica permitindo o surgimento de células terroristas em todo o mundo. Atualmente estaria escondido em montanhas na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

Um outro nome também surge para esta possível sucessão Anwar al-Awlaki, que é líder da Al-Qaeda na Península Arábica. Acredita-se que ele esteja escondido no Iêmen e que use seus sermões postados na Internet para atrair seguidores tenham inspirado novos militantes islâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuncie!